top of page

O que você sabe da culinária afrodescendente?


Há diferenças significativas nas técnicas culinárias e nos hábitos de comer e beber do continente entre as regiões norte, leste, oeste, sul e central. Porém, em quase todas as culturas africanas, a culinária usa uma combinação de frutas disponíveis localmente, grãos, vegetais, leite e carne. Em algumas partes da África, a comida tradicional tem predominância de leite, coalhada e soro de leite. Entretanto, em boa parte da África tropical, o leite de vaca é raro.

Por volta do século 16 a alimentação cotidiana na África, que foi incorporada à comida brasileira pelos escravos, incluía arroz, feijão, sorgo, milho e cuscuz. A carne era predominantes de caça (antílopes, gazelas, búfalos e aves). Os alimentos eram preparados assados, tostados ou cozidos. Como tempero utilizava-se pimentas e óleos vegetais como o azeite-de-dendê.

A alimentação dos escravos nas propriedades ricas incluía canjica, feijão-preto, toucinho, carne-seca, laranjas, bananas, farinha de mandioca e o que conseguisse pescar e caçar; e nas pobres era de farinha, laranja e banana. Os temperos utilizados na comida eram o açafrão, o óleo de dendê e o leite de coco. O cuscuz já era conhecido na África antes da chegada dos portugueses ao Brasil, e tem origem no norte da África, entre os berberes. No Brasil, o cuscuz é consumido doce, feito com leite e leite de coco, a não ser o cuscuz paulista, consumido com ovos cozidos, cebola, alho, cheiro-verde e outros legumes. O leite de coco é usado para regar peixes, mariscos, arroz-de-coco, cuscuz, mungunzá e outras iguarias.



CURIOSIDADE: Você sabia que o café não tem origem brasileira?


A industria cafeeira foi muito importante para o desenvolvimento da economia brasileira, e a grande demanda pelo consumo na Europa fez com que o Brasil lucrasse por um bom tempo com a exportação. Entretanto sua origem vem de bem longe, uma região chamada de Etiópia ao centro da África e foi somente em 1727 quando as primeiras mudas de café trazidas pela Guiana Francesa tomaram seu espaço no Brasil.

Os principais responsáveis pela disseminação da cultura do café foram os Árabes, o nome "café" se origina da palavra Árabe "qahwa" que significa vinho, por esse motivo o café ficou conhecido na Europa por vinho árabe.


Gostou? Continue acompanhando e fique ligado nas deliciosos receitas que vamos ensinar vocês.

Siga nossas redes sociais
  • Facebook Basic Black
bottom of page